Depois, entre 1759 e 1760, os padres doaram meia légua de terra para o patrimônio da Diocese e logo em seguida construíram uma capela em homenagem a São José, inaugurada no dia 3 de Agosto de 1799, ا chamada Freguesia de Brejo da Madre de Deus.
Por sua formação rochosa, com o chão árido e clima frio, provocado pela altitude, Brejo da Madre de Deus foi cenário para diversos filmes. A Noite do Espantalho, com participação e trilha de Alceu Valença; Terra sem Deus e A Vingança dos 12 e Riacho de Sangue, foram algumas produções rodadas na cidade.O cantor e compositor pernambucano Lenine também escolheu Brejo para gravar um clip de uma das suas músicas.
O Museu Histórico do Brejo da Madre de Deus fica no Casario Colonial do final do século XVIII e início do século XIX ricamente decorado com raríssimos azulejos portugueses em suas fachadas e pinhas em louça.
O Casario Colonial faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural compondo um cenário urbano que nos remete a um passado distante.
Fundada em 1833 Brejo da Madre de Deus é um município do agreste de Pernambuco, a 200 quilômetros do Recife, com uma altitude de 627 metros do nível do mar. Situada num vale entre serras, a cidade possui excelentes atrativos naturais como a Serra da Prata (com 936 metros de altitude), a Serra do Ponto (com 1200 metros de altitude), Serra do Estrago, Serra do Amaro, as Pedras do Cachorro (com 800 metros de altitude) Cachoeira da Arara, a Cachoeira de São Francisco, que só aparece em época de chuvas e são também belíssimas.
Visitar Brejo da Madre de Deus é fazer uma viagem no tempo, num cenário natural rodeado por serras cobertas de vegetação nativa e com o frescor de um clima agradável, possibilitando o lazer e repouso aos que a visitam.
Outro atrativo que os turistas podem conhecer é a Mata do Bitury, reserva natural de mata atlântica com aproximadamente 600 hectares, situada a 1.050 metros de altitude; nela encontramos árvores centenárias e de grande porte, córregos perenes e um Engenho de Cana-de-açúcar com sua Casa Grande, construídos no século passado; você poderá desfrutar a Trilha Orquídeas da Rita e terá a oportunidade de vivenciar a natural genialidade do povo brejense.
São indispensáveis as visitas aos sítios arqueológicos, com destaque para o Sítio do Estrago, onde você poderá contemplar pinturas rupestres na Pedra do Letreiro, autênticos registros de quem por aqui passou e há mais de 2.000 anos viveu. A cidade Brejo da Madre de Deus é famosa e importante por oferecer um dos mais importantes e conservados sítios arqueológicos brasileiros chamado "Furna do Estrago". No Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho, você encontrará gigantescos habitantes de características únicas em todo o país. Agrupados em setores, lá estão eles, imponentes, aparentemente imóveis. Esculpidos em rocha granítica, eles parecem ter vida.
Data de Fundação: 26/05/1752
Meso/ Micro região: Vale do Ipojuca
Distância da Capital: 201 km
Área: 782,6 Km²
População: 41.000 habitantes
Distância da Capital: 201 km
Área: 782,6 Km²
População: 41.000 habitantes
:Fotos do espetáculo da páscoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário